Teresina é a única capital nordestina que não fica ao litoral. E o que lhe falta em água de mar, lhe sobra em restaurantes e delícias da culinária local!

Em minha rápida visita de três dias em novembro, tive a oportunidade de conhecer alguns pontos e destaques da gastronomia local – que me deixaram com muita vontade de retornar. Só pra você ter uma ideia: restaurantes e estabelecimentos similares representam mais de 40% do PIB do turismo da capital piauiense e emprega 50% dos funcionários deste segmento. A zona leste, por sua vez, é onde grande parte dos negócios e sabores são encontrados.

A Avenida Nossa Senhora de Fátima é um diferencial, onde se concentram os restaurantes mais tradicionais e ocorrem projetos como o #NossaRuaThe, uma feira de incentivo à comida de rua. Só deu tempo conhecer a franquia local do Seu Boteco – mas há pontos como Café del Mar, que são amados pelos locais.

canadelprimo

Da esq. à dir.: Marinalda Oliveira (Lojão do Peixe), a apresentadora Lia Formiga, eu, Carol Oliveira (Lojão do Peixe) e Ceiça Costa (MeioNorte).

Outro local por onde passei na Zona Leste foi o Cabaña del Primo, um argentino com incríveis e saborosos cortes de carne, uma carta de vinhos completíssima, preços convidativos e atendimento impecável. Notei, inclusive, que apesar de o cardápio ter inspiração estrangeira – havia ali algumas homenagens à cultura local, como um tal de Arroz Biro-Biro, com ovo e verduras

O que me fez perceber que o teresinense vive – e ama – seus costumes.

cajuina_lojao_do_peixe

A cajuína verdadeira, sem adição de açúcar e sem conservantes, está para os piauienses como o Bolo de Rolo aos pernambucanos além-Agreste e o acarajé para o Recôncavo Baiano. É um caso de amor tão forte que a bebida já se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro. Doce e adstringente ao mesmo tempo, vai te pegar de jeito. Imagino a quantidade de drinks deliciosos que os baristas locais já devem ter criado!

rosca_piaui

A rosca, por sua vez, pode ser um bom acompanhamento para cajuína ou um bom café preto. Feita com puba (massa de mandioca fermentada) ou farinha de tapioca e queijo, tem sabor de pão de queijo só que o formato é de bolo.

Faltou experimentar o Arroz Maria Isabel (com carne de sol) e o Capote – Galinha d’Angola preparada com arroz.

Hotéis em Teresina

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários