Com a proposta de mostrar um nordeste mais cosmopolita, o chef Gefferson Freire apresentou um cardápio repleto de surpresas e ingredientes “secretos”. A proposta desafiou os paladares mais aguçados na busca por temperos especiais e texturas diferenciadas! O jantar foi servido na última terça-feira (04), na 5ª etapa do Adega Gourmet Edição 2016, da Lorena Conveniências.

O público que lotou a wine cellar da Lorena pode sentir o mix de influências do chef. “Não procuro me prender a especialidades, pois não quero limitar minha criatividade. Sou inspirado tanto pela velha guarda, por Ferran Adrià, quanto pelo trabalho de César Santos (Oficina do Sabor), aqui em Pernambuco”, disse o chef. Gefferson iniciou sua vida profissional como cozinheiro em 2008 e atua na região com eventos e consultorias há mais de dois anos.

publico_adega_gourmet_gefferson

decor_adega_gourmet_gefferson

Os pés firmemente fincados no segmento de buffet – ele vai abrir uma empresa nos próximos meses – surgiu nas apresentações: um belo food styling e novos formatos.

O Menu de Gefferson

duo_berinjela_adega_gourmet_gefferson

A entrada foi um Duo de berinjela e cenoura com mussarela de búfala, servido com camarões e um creme de ervas. Uma leve maçaricada na massa e no parmesão sobre a berinjela acentuaram os sabores, abrindo ainda mais o paladar para os pratos principais.

confit3_adega_gourmet_gefferson

Definitivamente, o Confit Nordestino foi melhor prato da noite. Cozida por cerca de 5h45, a picanha confitada desmanchava na boca. A farofa de panko com urucum e alho, junto ao creme de macaxeira, faziam um trio perfeito com a carne. Ao lado dessas delícias, a abóbora preparada com ervas ganhou um defumado especial; e especiarias também saborizaram a cebola roxa in bloom, que perdeu a acidez sem adocicar. Tudo no ponto!

papillote_adega_gourmet_gefferson

O segundo prato foi uma Pescada amarela preparada com mel, tomatinhos, cogumelos paris e alcaparras. Os ingredientes foram preparados em papillote e servidos com batata e mel de mostarda. Com tempero bem mais suave, equilibrou a explosão do item anterior.

pudim_adega_gourmet_gefferson

A sobremesa gerou muita expectativa no público e não decepcionou. Preparado com macaxeira, o Pudim dos Sertões foi servido com geleia de pimenta (!) e ninho de açúcar. Sozinho, já era protagonista do prato. Mas a adição da Farofa de Raiva, à base de sequilhos, e uma ambrosia vibrante emprestaram ainda mais sabores e texturas à experiência. Uma bela forma de encerrar a noite!

Os Vinhos

vinhos_adega_gourmet_gefferson

E eu pedi um Pinot Noir. Porque sim! Hahaha

O Que Vem Por Aí

publico2_adega_gourmet_gefferson

O Adega Gourmet é um projeto da Lorena Conveniências, com parceria da Fazenda GrandValle e Luiz Carlos Moreira Odontologia Estética, além de oferecimento da Rio Sol. Este ano, o festival segue até 18 de outubro e tem um total de 7 jantares exclusivos para uma média de 30 pessoas. Os cardápios são elaborados a partir de produtos da loja e assinados por chefs renomados de Pernambuco. No line up, estão Jucilene Melo Reis, Ilka Polianna, Gefferson Freire, Rafael Yamaguti, Geórgia Romero e Maria Augusta, além de Karyna Maranhão e Marcella Souto, ambas de Recife/PE.

Next on Adega Gourmet: Juci Melo

Foto: Anderson Freire/Divulgação.

Foto: Anderson Freire/Divulgação.

Cozinheira há 25 anos, comanda a cozinha do Restaurante Flor de Mandacaru há 10. Ao longo desse período, fez vários cursos da área da gastronomia e participou de eventos como o Festival de Gastronomia do Governo do Estado, em 2014. Em 2012, foi vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios de Pernambuco e tem uma gastronomia voltada para o regional, com destaque para peixes de água doce. Atualmente desvenda os segredos das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e promete trazer sabores diferentes para seu jantar. O cardápio será lançado nesta quinta-feira e o evento já está com as vagas lotadas!

Quer tentar uma lista de espera? Ligue para a Lorena no telefone (87) 3861.9368!

publipost-banner

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários