Antes de partir para o mundo da culinária, o chef consultor Rafael Yamaguti estudou Arte & Mídia na Universidade Federal de Campina Grande. Já a chef patissier e barista Geórgia Romero era especialista em língua portuguesa antes de mergulhar nos sabores. Em seu Café de Bule, a cultura dá ainda mais sabor ao dia a dia com projetos como o Cena Gastrô e o Cine Raiz. Para ambos, arte e gastronomia são inseparáveis. E foi esse conceito que os dois apresentaram essa terça-feira (13/09) no Adega Gourmet, um festival enogastronômico promovido pela Lorena Conveniências.

chefs-rafael-yamaguti-adega-gourmet

Ele criou a entrada e os pratos principais. “Fiz preparações buscando as combinações entre os sabores e com porções pequenas, para que realmente as pessoas pudessem degustar o prato em cada tempo. E também pensei muito na estética, tomando algumas referências de apresentações de pratos da cozinha contemporânea. A cultura local é de comida farta, mas o Adega Gourmet proporciona essas novas ideias”, explicou o profissional.

Já a confeiteira acompanhou a tendência do jantar propondo uma sobremesa leve. “É quase uma obrigação da patisserie mostrar que dá para apresentar dulçor, ainda que reduzido, sem perder o sabor. E também, claro, sem perder a alegria da pessoa de finalizar uma refeição com a sensação agradável que o açúcar dá”, ressaltou.

A decoração

decoracao-gabrielacosentino-rafaelyamaguti-adegagourmet

Essa proposta artística já pode ser sentida na decoração de Gabriela Cosentino, utilizando reproduções de quadros de Picasso – um pedido de Rafael. Um cuidado a mais e que ganhou todos os participantes foi a indicação das reservas com o nome cravado em uma rolha de vinho. Muuuito amor!

O Jantar

involtini3-rafael-yamaguti-adega-gourmet

O belíssimo e delicado Involtini de abobrinha com cogumelos, banana da terra e molho de gergelim levou ainda alguns crips de gergelim e castanhas, além de flores comestíveis.

tarte-rafaelyamaguti-adegagourmet

O primeiro prato principal foi um Talharim com Tomatinhos e Chutney de Goiaba. O leve dulçor emprestou uma maior complexidade ao prato.

cannoli-rafaelyamaguti-adegagourmet

Este trio conquistou muita gente pela explosão de sabores: o crocante cannoli com recheio de alho-poró, o escalopinho de queijo na cama de cebola roxa com molho de macarujá e o medalhão de camarão grelhado!

entremet-georgia-adegagourmet

Talvez o prato mais fotografado da noite? Nas palavras de Georgia: “Um Entremet de queijo brie com peras ao Vinho do Porto. A decoração e a glaçagem fazem uma referência às cores da bandeira de Petrolina, já que os ingredientes principais são da tradição européia e foram escolhidos para harmonização  com os vinhos disponíveis da Adega do Lorena”, destacou a chef.

dsc_0360-259

Nas minhas palavras: Adorei o equilíbrio da crocância do biscoito de canela e cacau com a maciez do entremet! <3

Vinhos:

vinhos-rafaelgeorgia-adegagourmet

Apesar eu achar que um bom branco, espumante brut rosé ou no máximo um Pinot Noir abraçariam bem todo esse cardápio, muita gente foi de Carmenère, principalmente do Chile!

O Que Vem Por Aí

publicorr-adegagourmet-rafaelgeorgia

O Adega Gourmet é um projeto da Lorena Conveniências, com parceria da Fazenda GrandValle e Luiz Carlos Moreira Odontologia Estética, além de oferecimento da Rio Sol. Este ano, o festival segue até 18 de outubro e tem um total de 7 jantares exclusivos para 26 pessoas, com cardápios elaborados a partir de produtos da loja e assinados por chefs renomados de Pernambuco. Além dos grandes nomes locais – Jucilene Melo Reis, Ilka Polianna, Gefferson Freire, Rafael Yamaguti e Maria Augusta – o evento enogastronômico contará ainda com as participações de Karyna Maranhão e Marcella Souto, de Recife/PE.

karyna-maranhao

Próxima semana é a vez de Karyna Maranhão. Pós-graduada em Alta Gastronomia, a chef aposta em cozinha multicultural e é conhecida por aproveitar e valorizar ingredientes de todas as localidades possíveis. A manteiga de garrafa e as frutas da época têm cadeira cativa nas mãos dela, que considera a culinária pernambucana uma grande influência pela sua riqueza e diversidade. Sua bandeira é a #CozinhaDeAfeto, com “pitadas de inquietação, litros de curiosidade e colheradas de estudo”, diz em seu instagram. Atualmente, assina os menus do Club Bardot, o mercado saudável Greenmix e o Cake & Bake – casa de bolos hand made em Recife.

Dá uma olhada nesse cardápio:

Entradas
– Foie gras no palito com algodão doce
– Mini cestinha crocante de brie com crocante de pistache e mel de trufas
– Chips de mandioca, camarão e peras

Pratos principais
– Aligot de batata doce com lombo de bacalhau e tomatinhos confit, finalizado com tartate de azeitonas pretas e pó de bacon
– Filé ao molho de hibisco com molho de cogumelos

Sobremesa
Bolo cremoso, sorvete de doce de leite e algodão doce.

As reservas já podem ser feitas junto à Lorena Conveniências, através do telefone (87) 3861.9368. Se eu fosse você, correria: tem gente reservando mesa para todos os jantares! <3

publipost-banner

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários