A Miolo anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento da safra 2016 de um de seus ícones: o Testardi Syrah, elaborado no vale do São Francisco, na Vinícola Terranova. O jantar que marca a apresentação acontece no dia 27 de julho, às 20h, no restaurante Capivara, em Petrolina (PE). Na ocasião, serão degustados outros 4 rótulos da empresa.

O vinho já chega poderoso: ganhou medalha de ouro no Brazil Wine Challenge 2018. Envelhecido em barricas de carvalho francês durante 12 meses, apresenta aromas de frutas maduras, notas mescladas com gengibre e noz moscada, além de acidez refrescante. Harmoniza muito com carnes vermelhas grelhadas e gastronomia brasileira.

Sobre a safra 2015, fiz dois vídeos junto ao enólogo Euclides Netto. Veja:

 

Euclides, inclusive, já provou a nova safra. “Achei esta menos frutada e mais equilibrada que a anterior, de 2015. O carvalho parece mais bem integrado e a qualidade aromática dele é bem arrebatadora lembrando muitas especiarias e a potência da Syrah”, avaliou. 

Segundo Rodrigo Fabian, um dos enólogos da Vinícola Terranova, são produzidas apenas 6 mil garrafas por safra. “Ficamos 18 meses sem o rótulo no mercado porque, além de termos vendido todas as unidades da última safra, no ano seguinte não alcançamos, nas uvas, a qualidade necessária à produção deste vinho”, contou ao Terroir. 

 

Em tempo: o termo italiano “Testardi” significa teimoso, remetendo à obstinação e persistência desta casta cultivada em um local inóspito, por pessoas que acreditaram e comprovaram que é possível elaborar um grande vinho nesta região.

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários