Sobre a blogueira | Blog Terroir, por Paula TheotonioSobre a blogueira | Blog Terroir, por Paula Theotonio

Sobre Paula Theotonio

Nascida e criada às margens do Rio São Francisco, eu – Paula Theotonio – sou uma foodie geek apaixonada por comida, viagens e pela cultura nordestina. No currículo, sou jornalista com 10 anos de experiência em assessoria de imprensa, impressos, rádio e veículos online, além de alguns trabalhos em social media marketing.

Food & Travel Blogger

Fam press na capital pernambucana, a convite da Prefeitura Municipal de Recife.

Devido ao blog, já fui convidada para fam tours (veja todas as matérias realizadas pós-viagem em Recife) e tive apoio de empresas como In Novar Tur em viagens para Barreirinhas (MA), nos Lençóis Maranhenses. Sou filiada à Rede Brasileira de Blogs de Viagem e tenho um perfil bem peculiar de viajante: sou uma “exploradora e pesquisadora gastronômica“. Adoro descobrir os locais preferidos dos nativos, conversar com produtores locais, chefs e experimentar o melhor da culinária regional. Devido a este direcionamento, tenho um carinho especial por destinos fora do circuito mainstream. Desde 2016, tenho mantido a média de uma viagem a cada dois meses – feitas com apoio de empresas ou 100% por conta própria.

Palestras e eventos

Em 2017, a convite do Senac Petrolina, mediei um debate sobre capacitação dos profissionais na área de turismo e gastronomia do Vale em Meeting Empresarial. Na ocasião, fiz ainda uma explanação sobre tendências nas áreas para 2017 e 2018.

Também em 2017, fui convidada pelo Janela 353/Café de Bule para apresentar o filme Comer, Rezar, Amar e mediar um debate incrível sobre liberdade, amor e escolhas. Veja matéria completa aqui e abaixo, o vídeo de chamada para a mostra Cinema & Gastronomia.

Um dos pontos altos da minha carreira como food & travel blogger foi quando fui convidada, em março de 2016, a fazer uma palestra na abertura da novela Velho Chico – na qual falei sobre a rica gastronomia que se desenvolve na caatinga, à beira do Rio São Francisco. O vídeo pode ser visto abaixo:

Em 2016, fui jurada dos concursos de culinária junina, do projeto Arraiá no Sertão da TV Grande Rio:

Mas essa não foi minha estreia como jurada. Em 2015, provei pratos no concurso da Festa do Tamarindo, na comunidade de Caboclo, em Afrânio (PE). A experiência foi toda documentada neste post: Caboclo e suas incontáveis e deliciosas maneiras de consumir tamarindo.

Também fui convidada como palestrante da 1° Semana do Enólogo do IF-Sertão, única instituição pública a oferecer um curso de enologia e vitivinicultura no Nordeste. A ideia era mostrar, através do exemplo do Terroir, como inovar na área dos vinhos, desbravar nichos e verificar gaps.

Jornalista freelancer

À época do evento de lançamento da novela Velho Chico, escrevi uma matéria para a Revista Claudia sobre 8 roteiros turísticos para fazer no Vale do São Francisco.

Em 2016, também também fui contratada como jornalista freelancer durante o MESA Ao Vivo Bahia – da Revista Prazeres da Mesa – com matérias publicadas na edição de aniversário, em 2016. Veja abaixo:

Entre 2016 em 2017, escrevi duas matérias em inglês para a revista virtual especializada em vinhos Wine Tourist Magazine, com sede nos Estados Unidos. Na primeira, apresentei a produção do Vale do São Francisco (Literally, The Hottest Wine Region In The World | São Francisco Valley | Brazil) e em um segundo momento, falei sobre a força do espumante nacional (Brazilian Sparkling Wine—Treat Yourself To A Tropical Gift).

Isso sem falar nos diversos eventos em que fui contratada, através do blog, para realizar cobertura fotográfica e jornalística, como o Adega Gourmet e o Festival Umbu+Pancs. Mas isso de publicidade e projetos especiais no blog Terroir são assuntos para outro post 🙂

Quer fazer algum projeto especial com Paula Theotonio ou o blog Terroir? Entre em contato!