O Sertão tem um motivo a mais para ligar a TV no programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (03).  Um chef de Juazeiro (BA) vai assinar um dos pratos do quadro “Batalha do Strogonoff”, no qual seis cozinheiros do país vão buscar o reconhecimento por criar a melhor versão do prato originário da Rússia – país sede da Copa do Mundo 2018.

Com mais de 30 anos de carreira, Reinaldo Vieira – ou “Rei”, como é conhecido – tem como especialidade peixes e frutos do mar. Mas para o quadro, o chef saiu de sua zona de conforto e elaborou uma receita de Strogonoff de Bode.

Chef preparando receita de Strogonoff de Bode

O diferencial da receita

O preparo leva creme de queijo de cabra e polpa da fruta do mandacaru; e o prato tem acompanhamento de purê de macaxeira e abóbora. “Eu não esperava ser selecionado entre receitas produzidas em todo o país. Fui convidado pela produção da TV São Francisco pra criar e executar a receita e aceitei o desafio, mas não acreditava. Foi uma grande surpresa”, revelou o Rei.

A receita vencedora será escolhida por votação popular, que ocorrerá durante a exibição do programa neste domingo. O vencedor irá reproduzir a receita ao vivo no Programa Mais Você, de Ana Maria Braga, já na semana que vem. “Quero contar com a torcida e o voto do telespectador na minha receita, em nome da valorização da gastronomia nordestina e pelo fortalecimento da cadeia produtiva regional”, argumentou o chef Reinaldo Vieira.

A Receita de Strogonoff de Bode do Chef Rei

receita_de_strogonoff_flambando

Refogue no azeite 400g de pernil desossado de bode, cortado em cubos pequenos. Acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe a carne caramelizar. Em seguida, acrescente a cebola, o alho e flambe a mistura com alguma cachaça. Adicione molho de tomate e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos.

Para o creme de queijo de cabra, bata no liquidificador 200ml de leite de cabra e 100g de queijo coalho de cabra, adicionando ervas secas e frescas a gosto. Ao final, adicione a polpa de uma fruta média de mandacaru.

Para o acompanhamento, faça um purê de macaxeira e abóbora usando com manteiga, sal, pimenta, leite e parmesão ralado. Deixe encorpar em fogo médio, por uns cinco minutos, e está pronto.

Caso queira, sirva também com arroz branco.

Texto e Fotos: Rinaldo Lima

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários