É só olhar o feed de Karyna Maranhão para notar que ela é uma chef engajada: sua defesa de uma cozinha clássica (#cozinhadeafeto), com técnicas mais tradicionais, é trabalhada post após post; transparecendo um profundo respeito pelo seu trabalho. “Não gosto do tecnológico. Gosto de fogo lento, de redução. Minhas avós materna e paterna cozinhavam muito bem. Então tem algo familiar, mas com técnicas que aprendi nos meus estudos”, contou.

karyna_maranhao_sobremesa_preparo

Suas viagens, também devidamente documentadas nas redes sociais, mostram sua inquietação diante de tantos ingredientes e produtos a serem trabalhados, espalhados pelo mundo todo. E esse conjunto de influências foi devidamente traduzido no cardápio apresentado na última terça-feira (19), no Adega Gourmet – festival enogastronômico realizado pela Lorena Conveniências.

karyna_maranhao_cestinha_preparo

“Meu cardápio não é caldo de cana, que fica pronto na hora. Preciso me inspirar. E essa inspiração vem fortemente das minhas viagens. Recentemente fui à França e à Itália, que me influenciaram na escolha das técnicas e dos ingredientes”, reforçou Karyna. Com 12 anos de mercado e bastante cuidadosa com detalhes, inseriu em quase todos os pratos sensações diversas, com destaque para os fatores “cremosidade” e “crocância” – algo que os estudiosos da gastronomia e neurociência destacam como importantíssimo para ativação da memória afetiva. Se estamos falando em afeto e comida, está tudo perfeito.

A decoração

karyna_maranhao_adega_gourmet_decor

O Adega Gourmet tem me feito obsessiva a respeito de decoração, adoro!. Sempre destaco aqui nos textos, porque creio que essa relação entre os sabores propostos e como é servido influenciam diretamente na experiência final. E, como sempre, Gabriela acertou em cheio!

O menu

Uma “trilogia” abriu a apresentação de Karyna.

karyna_maranhao_cestinha

Foie gras no palito com algodão doce (inspirado, mesmo, nas nuvens do céu sobre sua casa em Porto de Galinhas), Mini cestinha crocante de brie com crocante de pistache e mel de trufas e Chips de mandioca, camarão e peras.

karyna_maranhao_adega_gourmet_entrada1

karyna_maranhao_adega_gourmet_eu

Mais uma vez a coordenação de sensações: a suavidade do aligot de batata doce e o lombo de bacalhau perfeitamente preparado, “saborizados” com a crocância do tartare de azeitonas pretas e pó de bacon.

karyna_maranhao_adega_gourmet_entrada2

O segundo prato foi um bem passado Filé ao molho de hibisco, que conferiu uma cor diferenciada, com saboroso molho de cogumelos e risoto. Ali, espalhado no cantinho, sal de trufas. Quero destacar, por sinal, esse crisp de couve sobre o filé, que fez toda a diferença na experiência!

karyna_maranhao_sobremesa

E a sobremesa, que eu ameeeeeeei, mais uma vez, trazendo algodão doce recheado: só que desta vez com sorvete crocante de doce de leite. Ao redor, um bolo cremoso.

karyna_maranhao_lorena_luis

Segundo a administradora da conveniência, Lorena Vilela, a parceria com Karyna Maranhão só está começando. Vamos aguardar as novidades! <3

Os Vinhos Escolhidos

karyna_maranhao_adega_gourmet_tintos

Uma tendência nos jantares tem sido o Carmenére, conhecido como vinho bastante “democrático”, mas um branco mais encorpado teria facilmente dado conta do cardápio. E, lógico, espumante!

O Que Vem Por Aí

karyna_maranhao_adega_gourmet_publico

O Adega Gourmet é um projeto da Lorena Conveniências, com parceria da Fazenda GrandValle e Luiz Carlos Moreira Odontologia Estética, além de oferecimento da Rio Sol. Este ano, o festival segue até 18 de outubro e tem um total de 7 jantares exclusivos para 26 pessoas, com cardápios elaborados a partir de produtos da loja e assinados por chefs renomados de Pernambuco. Além dos grandes nomes locais – Jucilene Melo Reis, Ilka Polianna, Gefferson Freire, Rafael Yamaguti e Maria Augusta – o evento enogastronômico contará ainda com as participações de Karyna Maranhão e Marcella Souto, ambas de Recife/PE.

marcella_souto_facebook

A próxima é Marcella Souto, formada em hotelaria com ênfase em gastronomia pela Faculdade Boa Viagem. No mercado há 9 anos, ela atua nos dias atuais como chef do Nez Bistrô, restaurante franco-italiano nº 7 do TripAdvisor na capital pernambucana.

Dá uma olhada nesse cardápio:

Entrada
– Figos au gratin du chèvre e boursin com esferas de aceto balsâmico.

Pratos Principais
– Filet Rossini: filet com foie gras ao molho do vinho do Porto acompanhado de musseline de mandioquinha.
– Nhoque Al Mare: nhoque ao pomodoro com fonduta de queijo e camarões ao basílico.

Sobremesa
– Au chocolat: Texturas de chocolate servido com sorvete de gengibre com capim santo.

As reservas estão fechadas (!), mas você pode tentar a lista de espera junto à Lorena Conveniências, através do telefone (87) 3861.9368.

Bora?

publipost-banner

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários