A noite de encerramento do Adega Gourmet da Lorena Conveniências, na última terça-feira (17) foi liderada primorosamente pela chef Ilka Polianna. Com seu cardápio funcional, a cozinheira quebrou o tabu de que comida saudável é “sem graça” com opções verdadeiramente saborosas, uso de orgânicos e receitas sem lactose.

“Quis fugir um pouco do convencional e atingir um ápice de sabores”, contou Poli, que atua há três anos no ramo da gastronomia funcional e elaborou um cardápio que reflete seus intensos cursos de aperfeiçoamento. “Quis deixar a marca de produtos regionais, que preparados de forma adequada, tornam-se funcionais“, complementou.

A profissional fez questão, ainda, de diferenciar entre seu estilo e o que se convenciona comida light ou fit. “Pratos funcionais nada tem com calorias, dieta restritiva. O foco da gastronomia funcional é justamente a saúde através do alimento, prezando por orgânicos e os menos processados possível, explicou.

decoracao_ilka_polianna_adega_gourmet

Para receber o público e os pratos diferenciados da noite, a adega da Lorena ficou perfumada com ramos de alecrim e hortelã, além de frases que remetiam ao conceito da noite. Tudo, como sempre, elaborado pela decoradora Gabriela Cosentino.

O menu de Ilka Polianna

entrada3_ilka_polianna_adega_gourmet

O trio formado pelo tartar de berinjela com rodela de queijo minas frescal, dadinho de tapioca (à base de coalho sem lactose!) e geleia de pimenta, além do camarão com creme de manga e hortelã, deram o recado: a noite seria surpreendente. Tive uma paixão especial pelo creme de manga, com fruta orgânica, excelentemente temperado. Agradeci, pois normalmente os molhos à base de manga pecam na doçura.

salmao_ilka_polianna_adega_gourmet

O primeiro principal – Filé de salmão gratinado com coco, gengibre e mel, com purê de ervilha e alho poró – teve também um leve toque agridoce. Adorei, como sempre, a brincadeira com o crocante do coco e a cremosidade do purê.

mignon_ilka_polianna_adega_gourmet

O segundo prato principal também ganhou meu coração. Era o Filé mignon com bionese de abacate ao azeite de rúcula e manjericão. A bionese – uma espécie de maionese saudável, sem adição de lactose ou ovo, apenas temperos da chef – foi uma grata surpresa! Fiquei com vontade de fazer em casa!

sobremesa_ilka_polianna_adega_gourmet

E para fechar o cardápio, uma sobremesa para saborear devagar, deixando que os sabores se pronunciassem. Foi um trio de brigadeiros funcionais, à base de biomassa de banana, servidos bem geladinhos. Os sabores eram capim-limão, beterraba e abacaxi com gengibre. Para base crocante, oleaginosas e creme de cacau. Sobre tudo, nibs de cacau. Saciedade e sabor!

Os Vinhos da Noite

vinhos_ilka_polianna_adega_gourmet

O Adega Gourmet 2016

publico_ilka_polianna_adega_gourmet

O Adega Gourmet 2016 foi um projeto da Lorena Conveniências, com parceria da Fazenda GrandValle e Luiz Carlos Moreira Odontologia Estética, além de oferecimento da Rio Sol. Este ano, o festival teve um total de 7 jantares exclusivos, com cardápios elaborados a partir de produtos da loja e assinados por chefs renomados de Pernambuco. Além dos grandes nomes locais – Jucilene Melo Reis, Ilka Polianna, Geórgia Romero, Gefferson Freire, Rafael Yamaguti e Maria Augusta – o evento enogastronômico também contou com a participação de Karyna Maranhão, Marcella Souto e Raquel Giuliani, de Recife/PE.

Clique nos nomes de cada um para ler a resenha dos jantares!

paula_theotonio_ilka_polianna_adega_gourmet

E até a próxima!

publipost-banner

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários