Começa este domingo (20), em Barra do Choça (BA), o 12º Encontro Nacional do Café. Reconhecido por reunir a academia e a cadeia produtiva da cafeicultura, fomentar negócios e difundir tecnologia no segmento, o evento também possui uma programação voltada para consumidores e curiosos. Na edição de 2018, haverá minicursos e degustação de cafés brasileiros de excelência.

valeria_vidigal_cafe_planalto_de_conquista2

O curso de maior procura tem sido o de Noções Básicas de Classificação e Degustação de Cafés, com o classificador, degustador e corretor José Carlos Novaes. Muitos não sabem, mas é na etapa da “prova de xícara” que se conhece a qualidade da bebida e se determina o quanto esse grão valerá no mercado.

classificação e degustação de cafés | foto: uesb

José Carlos Novaes. Foto: UESB

Em entrevista à UESB, o especialista explica o trabalho – bastante valorizado dentro da cadeia produtiva.

“A responsabilidade é muito grande você chegar para um produtor e falar: ‘O seu café não bebe’. Você tem que falar com consciência porque o diferencial de preço entre uma saca pra outra é enorme. Quando a gente comercializa um café desse para uma empresa, para uma exportadora ou para um torrador, você está passando a descrição de um produto, e esse produto tem que entregar realmente o que você está vendendo”, especificou. Veja nesse vídeo como se faz o trabalho.

Degustação de cafés

Outra atração para o público em geral será a degustação de cafés especiais. Estarão disponíveis para o público o rótulo da própria Fazenda Vidigal, as bebidas da COOPMAC – de onde José Carlos é gerente – e blends da Três Corações.

plantacao_de_cafe_planalto_de_conquista

O visitante do Encontro poderá, ainda, passear pelas plantações e visitar as instalações artísticas, além da mostra de arte com pinturas e esculturas que retratam o universo do café. As obras apresentadas são assinadas pelos artistas plásticos Allan de Kard, Tiano Vilarino e Valéria Vidigal.

_degustacao-de-cafes-encontro-nacional-do-cafe (4)_degustacao-de-cafes-encontro-nacional-do-cafe (3)_degustacao-de-cafes-encontro-nacional-do-cafe (2)_degustacao-de-cafes-encontro-nacional-do-cafe (1)

A entrada é gratuita para visitantes, mas é necessário se inscrever. O credenciamento será feito no domingo (20), a partir das 7h30. Para mais informações sobre como participar do 12º Encontro Nacional do Café, consulte o site http://www.valeriavidigal.com.br.

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários