Caboclo, povoado de Afrânio (PE), tem uma riqueza cultural e gastronômica incríveis: a centenária produção de queijos e Doce de Leite – que está em fase de certificação; a peta e, ainda, as delícias produzidas com o fruto do tamarineiro, que faz parte da história do distrito. Este fim de semana, dá pra curtir tudo isso durante a 12ª Festa do Tamarindo.

Ano passado estive lá a convite da Criatur e Sebrae.

DSC_0437-11

Acabei sendo convidada a participar o Concurso de Culinária de Tamarindo, organizado pelo IF-Sertão. Este ano, além dessa atração gastronômica, o evento contará com uma oficina de peta (biscoito de polvilho), atividades culturais no Centro de Apoio à Comunidade (CAC), um concerto de câmera com os “Jovens Talentos” da Fundação Nilo Coelho e,no domingo, com apresentações de Hosterninho e Banda e Targino Gondim.

Desenvolvimento gastronômico

Entre as novidades deste ano, está uma rodada de negócios. Voltada para chefs, cozinheiros e donos de restaurantes do Vale do São Francisco e produtores rurais, a iniciativa busca aproximar essas duas pontas da cadeia gastronômica da região, fortalecendo esse setor como um todo. Organizada pelo Sebrae em parceria com a agência CRIATur, a ação acontecerá no domingo (28), às 8h, e terá transporte gratuito saindo de Petrolina às 6h. Para participar, é só agendar com a CRIATur pelo telefone (87) 9 99420030.

A coordenação geral da festa é da ONG Comissão de revitalização do Caboclo, que tem 21 anos de existência, e conta com diversos parceiros.

História de Caboclo

O sítio histórico da comunidade, com mais de 200 anos de história, foi tombado pelo patrimônio do estado de Pernambuco. Foi um dos primeiros núcleos de povoamento da região. Com a construção da estrada de ferro entre Petrolina e Teresina, 1926, Caboclo foi deslocada 9 km de Afrânio – o que contribuiu para a impressão de que a comunidade parou no tempo, conservando as características originais. Em 2001, serviu de locação para o filme Memorial de Maria Moura.

Se der tempo, visite o Mirante da Serra, o Museu Pai Chico e o Parque das Lagoas. Abaixo, fotos do Museu Pai Chico e pôr do sol em Caboclo.

DSC_0103-1

DSC_0060-1

DSC_0073-1

DSC_0127-1

O que você achou deste assunto? Comente!

Comentários